O Viajante (Homo Faber, 1991)

Walter Faber sobrevive a um acidente de avião, então faz sua próxima viagem de navio. Nesse navio, conhece Sabeth, uma jovem linda e encantadora que, embora mais jovem, reacende em Faber uma paixão que ele, em seu modo de vida bastante metódico e controlado, pensou não existir mais. A partir daí, o destino antes bastante racional de Walter se transforma em algo imprevisível — e impiedoso.

A trajetória de O Viajante começa misteriosa e intrigante, se desenvolve com uma inteligência ímpar, e absorve o espectador para a história. Termina com um melodrama inexplicável, mas esse é realmente o de menos. Se o que mais importa é a viagem e não o destino, O Viajante comprova que a jornada realmente vale a pena.

Quase um road movieO Viajante apaixona o espectador justamente pela viagem. Por como a trajetória dos personagens espelham mudanças neles mesmos, nos intrigando a todo o momento. No momento da revelação final (que você pode supor lá pela metade do filme), o filme desanda mais pela forma que o diretor trata o tema do que como os personagens reagem. O Viajante é bom o suficiente para nos aproximar dos seus personagens e não da intrigante história. É inteligente, uma vez que a mudança que os personagens sofrem durante a viagem é bem mais interessante do que ela em si.

  • Prós: bons personagens e boas conversas.
  • Contras: o final que puxa pro melodrama e se perde bonito.
  • Veredicto: O Viajante, no final, nos entrega pessoas fascinantes e boas conversas na viagem. É uma boa viajem por causa das pessoas que a fazem. E não para onde ela leva.

O Viajante (Homo Faber, 1991). Alemanha, Reino Unido, França, Grécia. Dirigido por Volker Schlöndorff; escrito por Rudy Wurlitzer, Max Frisch; fotografado por Giorgos Arvanitis, Pierre Lhomme; editado por Dagmar Hirtz; trilha-sonora composta por Stanley Myers; com Sam Shepard, Julie Delpy, Barbara Sukowa, Dieter Kirchlechner, Traci Lind, Deborra-Lee Furness, August Zirner, Bill Dunn, Peter Berling, Charley Hayward.

Anúncios

Autor: Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.