Eu gosto muito de coming-of-age’s. É um tema que pode ser tratado de diversas formas, dependendo da visão do diretor, da visão dos atores sobre seus personagens, da visão do público… é um tema universal e, por isso, há toda essa infinidade de possibilidades. Mas eu nunca entendi o amor das pessoas pelo Clube dos Cinco.

É um filme bacana, sim. Tem cinco personagens bacanas que conversam sobre a estrutura social do high school americano e, consequentemente, de como funciona a estratificação social dos Estados Unidos como um todo. Mas ele não foge de nenhum clichê, e parece que tá nem aí — inclusive, ele os cita bem no início: o jogador de basquete, a princesa, o criminoso, o cérebro e a estranha. Os tipos do ensino médio estão devidamente representados. Tudo bem, a maioria dos filmes de coming-of-age possuem esses clichês porque realmente existe essa divisão. Mas nada foge do lugar.

Inclusive, o jogador de basquete começa a gostar da estranha quando a patricinha vai lá e arruma ela para se encaixar no clube das patricinhas da escola. Sério? Eu engulo o patriotismo doente de O Expresso da Meia-Noite, mas não essa lavagem cerebral.

  • Prós: personagens interessantes com diálogos interessantes;
  • Contras: nada foge do interessante ou da promessa de ser interessante. Eu realmente tento, mas não entendo, o que tem de especial em Clube dos Cinco;
  • Veredicto: existem coming-of-age que eu levo pra minha vida toda. Eles surgem a torto e a direito mas há uma porcentagem muito alta de coisas muito boas ali. Justamente um dos maiores símbolos do gênero, porém, eu não consigo engolir. Pra mim, Clube dos Cinco é muito melhor na forma que os outros o homenageiam do que como um filme em si.

Clube dos Cinco (The Breakfast Club, 1985). Estados Unidos. Escrito e dirigido por John Hughes; fotografado por Thomas Del Ruth; editado por Dede Allen; trilha-sonora composta por Keith Forsey; com Judd Nelson, Emilio Estevez, Molly Ringwald, Ally Sheedy, Anthony Michael Hall, Paul Gleason, John Kapelos.

Publicado por Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.