O Sacrifício (Offret, 1986)

O Sacrifício é, desde o início, uma despedida de Andrei Tarkovsky. É um tributo do mestre russo ao mestre sueco. E um adeus de um diretor ímpar no cinema mundial, entregando não só sua obra definitiva, mas também um dos mais lindos poemas visuais que o cinema já viu.

Em O Sacrifício, Alexander é um jornalista, filósofo e ator aposentado que está celebrando seu aniversário com a família e amigos. Porém, tudo muda quando é anunciado o início da Terceira Guerra Mundial.

É como uma carta de adeus. Tarkovsky, em duas horas e vinte minutos (e apenas cento e quinze cortes) narra a jornada de Alexander em dar a Deus tudo o que ele tem para que a Guerra acabe. Tarkovsky, que viveu no auge da Guerra Fria e foi exilado de seu país após Stalker, revela seus temores de um futuro que ele sabia que não iria presenciar e de seu passado em seu país. Ainda mais pessoal que O EspelhoO Sacrifício navega na mente de seu realizador como um barco no meio de um mar calmo. É lento, tímido e abrupto. Mas quando acaba, e Tarkovsky dá seu último adeus ao mundo do cinema, você sabe que ali acabou uma das maiores obras já postas em filme.

  • Veredicto: um adeus de Tarkovsky ao cinema (o filme foi finalizado alguns meses antes da morte do diretor em decorrência ao câncer provocado pelas gravações de Stalker), O Sacrifício talvez seja o mais belo filme que eu vi esse ano. Um tributo à vida, ao medo e ao passado, sem nunca dar conclusões ou respostas exatas. É um filme tão misterioso quanto magnífico.

O Sacrifício (Offret, 1986). Suécia. Escrito e dirigido por Andrei Tarkovsky; fotografado por Sven Nykvist; com Erland Josephson, Susan Fleetwood, Tommy Kjellqvist, Allan Edwall.

Anúncios

Autor: Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

Uma consideração sobre “O Sacrifício (Offret, 1986)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.