O Espelho é, de alguma forma, o equivalente para Andrei Tarkovsky do que Terrence Malick fez em 2011 com A Árvore da Vida. É um filme extremamente pessoal em que você é transportado para a mente e impressões do diretor.

Tarkovsky não busca criar uma autobiografia com O Espelho. Ele busca, com metáforas, exibir suas impressões sobre a infância e sobre o futuro de seu país. Tarkovsky mistura seus parentescos (tanto mãe como pai são exibidos no filme), seus sonhos, suas realizações e suas decepções para criar algo que, mesmo extremamente pessoal, progride com extrema destreza narrativa.

É difícil de citar qualidades e defeitos em O Espelho porque ele não é formado por nenhum deles. Assim como o filme de Malick, ele funciona no fluxo da mente de seu criador. É um ensaio sobre a vida que ele teve e uma impressão para seu passado, seu futuro e o que ele foi naquele momento em que o filme foi escrito (e, justamente por isso, reescrito inúmeras vezes). É uma jornada fascinante pela mente de um dos cineastas mais fantásticos do cinema. É difícil? Sim. É incompreensível também. Mas é mágico. Uma jornada através do espelho que é a sua própria alma.

  • Veredicto: O Espelho é simplesmente fascinante. Perturbador por estarmos vasculhando a mente de outra pessoa, mas incrível pela jornada de descobertas, sonhos e medos. O Espelho é imortal — é uma ideia que ganha vida no cinema.

O Espelho (Зеркало, 1975). Escrito e dirigido por Andrei Tarkovsky; fotografado por Georgi Rerberg; editado por Lyudmila Feiginova; trilha-sonora composta por Eduard Artemyev; com Margarita Terekhova, Ignat Daniltsev, Larisa Tarkovskaya, Alla Demidova, Anatoli Solonitsyn, Oleg Yankovsky.

Publicado por Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

Se junte à conversa

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.