Meio e mensagem. Aningaaq é a prova viva de que a “mensagem” de Gravidade só pode ser contada através do meio em que foi contada.

Por mais pseudo-poético que seja o curta Aningaaq, eu não pude parar de notar que a direção de Alfonso Cuarón faz toda a diferença na hora de narrar uma história. Uma mesma cena, com o mesmo diálogo, vista do outro lado da mesa perde completamente a tensão, o clima e uma excelente interpretação para um curso básico de direção do filho Jonás.

Não é um problema que seja um curta simples. O problema é quando Aningaaq busca mostrar mais do que possui e falha. Gravidade fazia bem isso não por ser um longa-metragem, mas porque o meio em que a história era contada, com os recursos técnicos empregados para prender a narrativa, eram essenciais. Jonás não aprendeu ainda.

  • Prós: poder ver uma cena específica de Gravidade por uma outra perspectiva;
  • Contras: a falta de força que o curta traz para uma cena, no filme, bastante forte.
  • Veredicto: se Gravidade é uma música sem notas dissonantes, Aningaaq talvez seja seu oposto. Jonás não consegue prender bem o roteiro que lhe é dado; ele filma com desinteresse e quase indiferença. É uma pena. Como um curta baseado em um diálogo, ele devia ter cuidado mais disso.

Aningaaq (2013). Estados Unidos, Gronelândia. Dirigido por Jonás Cuarón; escrito por Alfonso Cuarón, Jonás Cuarón; com as vozes de Orto Ignatiussen, Lajla Lange, Maligiaq Fredeik, Lange Siegstad, Sandra Bullock.

Publicado por Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.