Toy Story 3 (2010)

Quando eu revi Jesse e Celine em Antes da Meia-Noite foi impossível conter a felicidade de rever dois grandes amigos depois de muito tempo. É o mesmo sentimento que eu tenho quando vejo, ou revejo, Toy Story 3, a maior obra da Pixar até hoje.

O que não é pouco. Criadora de clássicos modernos, a Pixar nos entregou uma das mais sensacionais ficções-científicas com WALL-E, um excelente filme de ação com Os Incríveis, e uma deliciosa dramédia francesa com Ratatouille. Mas é com Toy Story 3 que a Pixar volta aos seus primeiros personagens para contar uma jornada de amadurecimento, coisa que quem cresceu vendo os filmes dela inevitavelmente precisa passar.

O que torna Toy Story 3 uma obra prima é a forma como ele lida com as emoções. É um cinema de primeiro nível, em que tudo reflete os estados dos personagens. Um posicionamento de câmera e toda a beleza da creche Sunnyside muda drasticamente para um campo de concentração — e isso sem que um objeto se mova. É um reflexo tão puro de seus personagens, e do sentimento que eles querem passar, que Toy Story 3 torna-se um dos filmes mais sinceros dos últimos tempos. Ele não esconde o propósito de amadurecer seus personagens para que, finalmente, o espectador possa se despedir de um dos universos mais apaixonantes do cinema. A odisséia dos brinquedos acaba da maneira mais simples possível, mas é só o que a gente poderia pedir para que nossos velhos amigos ficassem bem sem nós.

  • Prós: a genialidade de uma obra emocionante.
  • Contras: nenhum.
  • Veredicto: Toy Story 3 fecha uma trilogia com sua melhor forma. Mesmo que fosse só isso, já seria um grande filme. Mas por conseguir captar a essência da geração que cresceu assistindo os filmes do estúdio, a Pixar mostra um carinho todo especial por seus bebês, seja os digitais ou os reais. Um belo presente, um maravilhoso filme.

Toy Story 3 (2010). Estados Unidos. Dirigido por Lee Unkrich; escrito por Michael Arndt, John Lasseter, Andrew Stanton, Lee Unkrich; editado por Ken Schretzmann, Lee Unkrich; trilha-sonora composta por Randy Newman; com as vozes de Tom Hanks, Tim Allen, Joan Cusack, Ned Beatty, Michael Keaton, John Morris, Don Rickles, Estelle Harris, Wallace Shawn, John Ratzenberger, Laurie Metcalf, Whoopi Goldberg.

Anúncios

Autor: Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

Uma consideração sobre “Toy Story 3 (2010)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.