Existe uma beleza incontestável em O Ursinho Pooh que só uma animação traz ao cinema. É um carinho de confeccionar cada frame do filme, em que todo o detalhe precisa ser traçado em cada milímetro. Se essa é uma prática que se perdeu na animação por computação gráfica, O Ursinho Pooh volta ao todo o apreço por justamente ser uma história voltada à origens, não dos personagens, mas de suas ideias.

Eu acho que o que mais me apaixonou em O Ursinho Pooh, fora todo esse capricho visual feito com um carinho imenso, é o cuidado que a Disney finalmente teve com os personagens. Pooh e seus amigos são personagens da imaginação de uma criança e, assim como em Onde Vivem Os Monstros, elas fazem parte da personalidade. É bonito porque crianças se sentem compreendidas assim (eu me sentia em História Sem Fim, por exemplo), e para um adulto, embora o filme falhe em não trazer nenhum conteúdo voltado para eles, não há o que se preocupar.

Talvez seja o melhor filme da Disney dos últimos dez anos.

  • Prós: o capricho visual e narrativo, que remete diretamente à história de A. A. Milne; a duração, de pouco mais de uma hora, não cansa nem crianças nem adultos.
  • Contras: a falta de algum conteúdo relevante para adulto (algo obrigatório em animações pós-Pixar).
  • Veredicto: Charmoso, muito inocente e de altíssima qualidade, O Ursinho Pooh traz os personagens problemáticos de A. A. Milne em uma história bem contada, pequena e, provavelmente, na melhor animação da Disney dos últimos anos. Um deleite.

O Ursinho Pooh (Winnie the Pooh, 2011). Estados Unidos. Escrito e dirigido por Stephen J. Rivele, Don Hall; baseado nos personagens de A.A. Milne; fotografado por Julio Macat; editado por Lisa Linder; trilha-sonora composta por Henry Jackman, Zooey Deschanel; com Craig Ferguson, Jim Cummings, Tom Kenny, Wayne Knight, Peter Cullen, Gilbert Gottfried.

Publicado por Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.