Eu decidi guardar alguns diretores pro final do ano. Michael Haneke, Lars Von Trier, Ingmar Bergman, Michelangelo Antonioni e Francis Ford Coppola estão com uma prioridade nessas próximas semanas. Todos eles são diretores que eu já vi filmes e que são, realmente, incríveis. Mas um da lista de final de ano nunca tive o prazer de ver: Andrei Tarkovsky.

E foi com Solaris, proclamado pelo próprio diretor como seu “menos favorito” que eu decidi me aventurar pelas obras. E, se este é seu pior filme, eu não posso imaginar o que me espera em O Sacrifício. Solaris é aquilo que eu considero como o oposto de 2001: Uma Odisséia no Espaço. É um filme lindo e de profundidade de argumento mas, mais que isso, é um filme que foge da esterelidade enquanto entretenimento. Há uma linha narrativa clara em Solaris que não é só bem conduzida: é surpreendente.

Ao final de Solaris eu não pude deixar de sentir aquela satisfação de quando eu assisto um grande filme, que me leva para uma outra dimensão, que me transporta para dentro da mente dos personagens. Solaris não é só um dos melhores filmes de ficção científica que eu já vi, é um dos mais sinceros e profundos ensaios sobre os medos e aspirações humanas que já foi posto na tela do cinema.

  • Prós: a inquestionável beleza estética, munida de uma narrativa surpreendente e argumentos incríveis.
  • Contras: nenhum.
  • Veredicto: Solaris tem tudo o que uma ficção-científica deve ter. E mais. É uma incrível alegoria sobre o próprio ser-humano, mas nem por isso é um filme estéril como 2001. Uma obra surpreendente, e uma bela porta de entrada pro cinema de Tarkovsky.

Solaris (Solyaris, 1972). União Soviética. Escrito e dirigido por Andrei Tarkovsky, baseado no romance de Stanisław Lem; fotografado por Vadim Yusov; editado por Nina Marcus, Lyudmila Feiginova; trilha-sonora composta por Eduard Artemyev; com Natalya Bondarchuk, Jüri Järvet, Donatas Banionis, Anatoli Solonitsyn, Vladislav Dvorzhetsky, Nikolay Grinko, Olga Barnet, Sos Sargsyan, Yulian Semyonov.

Publicado por Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.