Eu posso vir aqui e falar como Thor: O Mundo Sombrio é um filme horrível porque não possui valor histórico ao cinema ou não apresenta elementos que o tornem estética ou narrativamente relevante? Posso falar que é um filme visualmente pobre se o colocarmos lado-a-lado com Tabu, que explora e homenageia o cinema mudo de F. W. Murnau?

Claro que posso. Mas é uma injustiça. Thor: O Mundo Sombrio é realmente irrelevante na trajetória do cinema, e é falho argumentar que o propósito do filme é entreter. Qualquer filme de Quentin Tarantino, pra exemplificar com algo recente, entretêm e, ao mesmo tempo, possui contribuições relevantes para o cinema contemporâneo. Mas ele entretém, afinal de contas? Não. Thor: O Mundo Sombrio, bem como Homem de Ferro 3, é fogo de palha. Ele está ali pra buscar uma graninha antes do próximo Vingadores.

Claro, qualquer estúdio inteligente vê isso. Mas é de um exagero extremo. Principalmente fazer filmes que não possuem qualquer carisma. Thor é um personagem difícil por ser o mais fantasioso de todos os da Marvel e, após O Cavaleiro das TrevasX-Men: Primeira Classe, não dá pra tratar a coisa assim. Adaptação é adaptação: uma coisa não funciona da mesma maneira nos quadrinhos e nos filmes (e ainda bem que Snyder viu isso com o final de Watchmen). E Thor: O Mundo Sombrio, embora tente ser mais adulto, mais cruel com seu personagem, falta com um carisma tremendo com sua forma cinematográfica. Thor nem é um herói interessante pra receber um filme desse tamanho. E quem diga dois? Thor: O Mundo Sombrio não é ruim porque é irrelevante para o cinema. É ruim porque é uma parte do cinema (e uma parte que vai ser vista por muitas pessoas) que é completamente mal feita.

  • Prós: Natalie Portman, eu te amo.
  • Contras: Thor é um herói chato; seus filmes são chatos (e mal feitos);
  • Veredicto: Thor: O Mundo Sombrio é um blockbuster genérico cheio de 3D e efeitos especiais que explodem e personagens fantasiados e termos difíceis que misteriosamente cunham uma mitologia. Tem zilhões de filmes que fazem a mesma coisa. Tem zilhões de filmes que fazem melhor. E nenhum deles é um bom filme.

Thor: O Mundo Sombrio (Thor: The Dark World, 2013). Estados Unidos. Dirigido por Alan Taylor; escrito por Christopher Yost, Christopher Markus, Stephen McFeely, Don Payne, Robert Rodat, baseado no personagem criado por Stan Lee, Larry Lieber, Jack Kirby; fotografado por Kramer Morgenthau; editado por Dan Lebental, Wyatt Smith; trilha-sonora composta por Brian Tyler; com Chris Hemsworth, Natalie Portman, Tom Hiddleston, Anthony Hopkins, Christopher Eccleston, Jaimie Alexander, Zachary Levi, Ray Stevenson, Tadanobu Asano, Idris Elba, Rene Russo, Adewale Akinnuoye-Agbaje, Kat Dennings, Stellan Skarsgård, Alice Krige, Clive Russell, Jonathan Howard, Ramone Morgan, Obada Alassadi, Imaan Chentouf, Claire Brown, Benicio Del Toro, Chris Evans.

Publicado por Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.