É impossível negar: Steven Spielberg é o mestre para criar espetáculos. Seja o espetáculo do cinemão, como em Guerra dos Mundos, ou dramalhões gigantescos, como A Lista de SchindlerLincoln. Ele tem a mão para criar cenas belíssimas e com forte apelo dramático, quase filmadas pro chororô.

Sua maior obra nesse último sentido é A Lista de Schindler, filme que narra uma história real (embora aqui ela tenha sido bastante distorcida) sobre o tema favorito do Oscar: o Holocausto. É um filme visual e sonoramente lindo, com atuações excelentes e tudo o mais. Mas tem uma coisa bem afiada nesse filme, como também tem em O Resgate do Soldado Ryan, que me incomoda muito.

O maior, maior mesmo, quase que imenso, problema de A Lista de Schindler é o fato de que Spielberg cria espetáculo na tragédia. Ele fez o mesmo com seu filme de guerra aclamadíssimo, e é a maior crítica que eu tenho a ele. Ele torna a tragédia algo que deve ser lindo e, ao mesmo tempo, desprezado. Ele tenta, por cima disso, transformar uma obra basicamente de ficção em fatos (quando, na verdade, poucos detalhes do filme são reais). Ele ignora contextos históricos, e nos distancia do evento: o que mudou da retratação para o que somos e onde estamos. A Lista de Schindler pode ser lindo, mas é um crime.

  • Prós: a irrepreensível beleza estética;
  • Contras: a total mutilação que Spielberg faz em detrimento ao melodrama.
  • Veredicto: lindo, sem dúvidas. Mas A Lista de Schindler é como esses caras que adoram apontar o dedo na internet: distribuem argumentos a torto e a direito, e esquecem de seu contexto. É um filme basicamente falacioso consigo mesmo e com seu público.

A Lista de Schindler (Schindler’s List, 1993). Estados Unidos. Dirigido por Steven Spielberg; escrito por Thomas Keneally, Steven Zaillian; fotografado por Janusz Kaminski; editado por Michael Kahn; trilha-sonora composta por John Williams; com Liam Neeson, Ben Kingsley, Ralph Fiennes, Caroline Goodall, Jonathan Sagall.

Publicado por Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

Se junte à conversa

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.