Como eu gostei do tom atmosférico da fotografia de Conduta de Risco. É como aquela hora da manhã de um verão, um pouco antes das seis, em que o sol ainda não apareceu na linha do horizonte mas o céu está suficientemente claro pra ser considerado dia, embora a temperatura ainda esteja fria. É exatamente esse sentimento que eu tive ao assistir Conduta de Risco. O que isso tem a ver com o filme? Muito.

O principal requisito para se assistir a Conduta de Risco é disposição. Estruturado com uma falsa não-linearidade (o filme parece que não está em uma ordem perfeita na sucessão dos fatos), o filme é sustentado por diálogos longos e pesados, cheios de termos específicos do Direito. Isso porque Michael Clayton é um advogado de limpeza: ele trata de limpar a merda dos grandes clientes de uma agência.

A trama de Conduta de Risco se passa em quatro dias, embora o foco seja em apenas um (os outros são flashbacks longos). É o pior dia na vida de Michael Clayton, e ele começa nessa atmosfera pesada, mas austera, de uma manhã de verão. É um filme excelente, em qualquer sentido. Ver personagens poderosos se enfrentando com diálogos bem escritos e, mais ainda, colocados nos momentos certos, é um deleite. É uma sobrevida do quase extinto filme político da década de setenta.

  • Prós: a atmosfera do filme, seus diálogos muito bem construídos e a excelente atuação de George Clooney;
  • Contras: o final é meio agridoce.
  • Veredicto: eu gostei muito de Conduta de Risco. É um filme bastante contido, mas muito maduro e atmosférico. Quando um cineasta consegue desaparecer assim em um trabalho, onde só se pode ver sua execução, é sinal de que ele fez muito bem. E em Conduta de Risco ele conseguiu em cheio.

Conduta de Risco (Michael Clayton, 2007). Estados Unidos. Escrito e dirigido por Tony Gilroy; fotografado por Robert Elswit; editado por John Gilroy; trilha-sonora composta por James Newton-Howard; com George Clooney, Tom Wilkinson, Tilda Swinton, Sydney Pollack, Denis O’Hare.

Publicado por Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.