Watchmen: Contos do Cargueiro Negro (Tales of the Black Freighter, 2009)

A graphic novel Watchmen, escrita por Alan Moore e Dave Gibbons, possuía uma história em quadrinhos dentro dos quadrinhos. Os Contos do Cargueiro Negro eram um reflexo da situação dos EUA naquele tempo específico da Guerra Fria no universo que Moore criou, onde super-heróis realmente existiam.

Quando Watchmen virou filme, os Contos do Cargueiro Negro também foram transpostos como um curta animado, presente dentro do corte do diretor (que possui uma hora a mais de pura babaquice). E, assim como a adaptação de Watchmen, o curta tem seus problemas por causa da transposição.

O problema do curta é ser literal: cada quadro da HQ tem seu par animado. Tudo bem, a história de Contos do Cargueiro Negro é pequena, mas é boa. Mas é aquilo que eu já disse antes: ao mudar de mídia, uma história precisa sofrer alterações. É impossível ser fiel a uma linguagem escrita, ou a um fotograma fixo. O cinema funciona com um ritmo diferente, com primores diferentes. Contos do Cargueiro Negro não faz isso. Ele só anima os quadros.

  • Prós: a história é boa.
  • Contras: mais uma adaptação quadro-a-quadro de outra mídia.
  • Veredicto: não tem motivo algum pra se assistir Contos do Cargueiro Negro. Se ele apresentasse alguma abordagem diferente da do quadrinho, até poderia ser interessante. Mas ele remove qualquer necessidade ao transpor tudo literalmente.

Contos do Cargueiro Negro (Tales of the Black Freighter, 2009). Estados Unidos. Dirigido por Daniel DelPurgatorio, Mike Smith; escrito por Alan Moore, Zack Snyder, Alex Tse; com as vozes de Gerard Butler, Cam Clarke, Siobhan Flynn, Jared Harris, Salli Saffioti, Lori Tritel, Bridget Hoffman.

Autor: Arthur

Nada faz muito sentido.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.