Existe, para mim, um problema crucial no modo como Jobs é feito e, para minha surpresa, não é Ashton Kutcher.

Eu fui bastante cético com A Rede Social durante seu desenvolvimento. E o filme se apresentou pra mim como um poderoso retrato da sociedade contemporânea, além de um triunfo do cinema dos nossos tempos. Jobs, ao retratar a criação da Apple à introdução do iPod, tinha material superior para mostrar como chegamos nesse estado, como Steve Jobs é reflexo de seu tempo. Porém, assim como a atuação de Kutcher se resume a simular o visionário inventor a andar e a falar, Jobs nunca se aprofunda.

Na verdade, há uma passagem em que muitos eventos importantes simplesmente “passam”. Jobs procura reencenar, agora em uma tela grande, alguns fatos e mitos que tornaram Steve Jobs a lenda que é. Há pouca profundidade nas passagens, há pouco pra se explorar dali. E é uma pena, porque Jobs tem muito material para criar uma discussão repleta de argumentos sobre a corrida tecnológica, a necessidade dos eletrônicos e a revolução musical. Nada disso é aproveitado. E é uma pena.

  • Prós: a atuação de Kutcher é bem esforçada.
  • Contras: o desperdício que é feito ao não se aprofundar na história de Jobs.
  • Veredicto: embora bem ambientado e bem atuado, Jobs não sai do biopic genérico ao desperdiçar oportunidades únicas para uma discussão calorosa sobre a própria vida de Steve Jobs.

Jobs (2013). Estados Unidos. Dirigido por Jordan Michael Stern; escrito por Matt Whiteley; fotografado por Russell Carpenter; editado por Robert Komatsu; trilha-sonora composta por John Debney; com Ashton Kutcher, Dermot Mulroney, Matthew Modine, James Woods, Lukas Haas, Amanda Crew, J.K. Simmons, Josh Gad, Jeremy Shada.

Publicado por Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.