Ao assistir Antes da Meia-Noite em junho, eu automaticamente lembrei de Quem tem medo de Virginia Woolf?, um de meus filmes favoritos. Ambos são filmes baseados puramente em diálogos longos, afiados e pesados de se ouvir.

Quem tem medo de Virginia Woolf?, o filme de estréia de Mike Nichols, que depois fez A Primeira Noite de um HomemCloser, é de longe o seu melhor filme (em uma filmografia invejável). É um forte retrato de um relacionamento que, para qualquer situação, é estável — mas nem de longe saudável. George e Martha travam batalhas verborrágicas contra as manias do outro, usando argumentos pesados e dolorosos. São anos de casados, afinal, então sabem onde acertar com precisão.

É um delírio cinematográfico, de qualquer modo. Mike Nichols sempre exprimiu em diálogos fortes o tempo de uma relação (e Closer, que nunca exibe meios, apenas inícios e fins, é uma prova perfeita disso). Quem tem medo de Virginia Woolf? é doloroso por sua franqueza, por sua proximidade com o espectador. Ele está ali no meio de uma batalha que só poderá acabar sem vencedores, e nós somos as testemunhas da destruição.

  • Prós: um filme teátrico, mas muito cinemático: tem apenas alguns cenários, exatamente quatro personagens, e é recheado de diálogos. Mas nem por isso ele é uma peça filmada. Ele envolve tanto trabalho de câmera, posicionamento de atores, e uma edição tão minuciosa que Quem tem medo de Virginia Woolf? é um poderoso estudo cinematográfico.
  • Contras: absolutamente nenhum.
  • Veredicto: quatro atuações antológicas e um trabalho de direção impecável marcaram a estréia de Mike Nichols, com um filme afiado, furioso e perfeito. Uma jóia que une o banal, o vulgar e o poético em uma obra sem precedentes.

Quem tem medo de Virginia Woolf? (Who’s Afraid of Virginia Woolf?, 1966). Estados Unidos. Dirigido por Mike Nichols; escrito por Edward Albee, Ernest Lehman; fotografado por Haskell Wexler; editado por Sam O’Steen; trilha-sonora composta por Alex North; com Elizabeth Taylor, Richard Burton, George Segal, Sandy Dennis.

Publicado por Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.