Uma das minhas melhores descobertas nesses últimos anos foi a que os franceses são os melhores na direção de filmes de ação. Deles vêm uma certa urgência, uma certa preocupação pela ação em tela. E O Profissional e O Profeta são os maiores exemplos disso.

Em O Profissional, a jovem Mathilda odeia a família, mas ama seu irmão mais novo. Um dia ela vai passear e, quando volta, estão todos mortos, inclusive seu amado irmão. É quando ela se refugia no vizinho, Léon, um assassino profissional, os dois vão mudar. O que eles têm em comum? Nenhum deles tem algo a perder.

O Profissional joga com a brincadeira da paternidade. Léon é mais pai de Mathilda que o falecido. E ela é o mais próximo de família que ele já teve. Mas não é só da ironia que vive o filme. O Profissional é carregado com a ação que os franceses constroem muito bem, e com uma sensibilidade aos personagens, que vão aprender juntos a viver, a amar e a matar, que é avassaladora. O Profissional é um esplêndido filme, carregado de morte e de dor, mas nem por isso fatídico. Ele é revigorante.

  • Prós: a melhor coisa em O Profissional é que é um filme de ação focado em seus personagens, na coisa mais importante possível. E eles estão muito bem. Natalie Portman em uma estréia incrível e Jean Reno tem em Léon seu grande papel.
  • Contras: nenhum.
  • Veredicto: eu adoro filmes de ação, mas O Profissional torna grande parte dos filmes que eu gosto desse gênero meros medianosO Profissional é um filme esplêndido, que eu gostaria de ver todos os dias.

O Profissional (Léon, 1994). França. Escrito e dirigido por Luc Besson; fotografado por Thierry Arbogast; editado por Sylvie Landra trilha-sonora composta por Eric Serra; com Jean Reno, Gary Oldman, Natalie Portman, Danny Aiello, Peter Appel, Michael Badalucco, Ellen Greene, Maïwenn, Elizabeth Regen, Carl J. Matusovich.

Publicado por Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.