Devo dizer que gosto muito mais de Avatar que de Titanic. Provavelmente porque ele seja mais espetacularmente vislumbrante. Provavelmente não. Tenho certeza disso. Avatar é um filme que cada frame é de uma beleza incrível.

Claro, não é a beleza de Cinzas do Paraíso, que é filmado apenas na hora mágica, mas uma beleza do impossível: um mundo alienígena que se comunica com cores, brilhos e movimentos. É um mundo feito para o esplendor do cinema, esplendor que James Cameron leva até um limite inimaginável com as tecnologias desenvolvidas para Avatar.

Posso muito bem reclamar da história como fiz com Titanic, mas aqui James Cameron acerta mais na mão porque não é a história que deve ser observada. Avatar é um filme para ser experimentado: é um universo imersivo, mais que o de O Senhor dos Anéis, em que o mundo responde ao seu olhar, à sua curiosidade. E Cameron não desaponta em momento algum: a vegetação, as criaturas, as culturas, as tecnologias e, claro, as lindíssimas cenas de batalha fazem qualquer um vibrar pela vivacidade daquele universo. Universo que, pela primeira vez, eu esqueci que era feito no computador.

Cameron fez um belíssimo show.

  • Prós: a incontestável beleza e imersão no rico universo de Avatar;
  • Contras: a história é fraquíssima, mas não é por isso que estamos aqui;
  • Veredicto: ele não é um filme de cerne narrativo — como nenhum filme do Cameron é. Ele existe para mostrar que o cinema é a arte da ilusão, e ele a leva para um patamar completamente diferente: um patamar em que a ilusão, de tão real, nos faz viajar para um planeta distante e lindo. E de viajar pra lá mais de uma vez.

Avatar (2009). Estados Unidos. Escrito e dirigido por James Cameron; fotografado por Mauro Fiore; editado por James Cameron, John Refoua, Stephen E. Rivkin; trilha-sonora composta por James Horner; com Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver, Michelle Rodriguez, Stephen Lang, Joel Moore, Giovanni Ribisi, Laz Alonso, Wes Studi, CCH Pounder.

Publicado por Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

Se junte à conversa

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.