Moulin Rouge! — Amor em Vermelho (Moulin Rouge!, 2001)

Moulin Rouge! é belo em cada frame, cada movimento de câmera. E é um dos filmes mais vazios que você poderia querer ver.

Baz Luhrmann é daqueles diretores que criam uma beleza visual digna de nota. Moulin Rouge! é um musical exuberante e estiloso, cheio de plumas, de luzes e de uma falsa sensualidade que Hollywood só insinua que tem. Tudo é assim aqui. Entre uma perna e outra que aparecem voando pelo ar, há pouquíssima substância.

Não quero fazer uma caça às bruxas dos musicais, mas Moulin Rouge! é como ChicagoNine, uma prova que são raros os verdadeiros musicais do cinema, em que o teatral dá espaço para o movimento. Luhrmann, adepto daquele cinema em que se faz muito com muito, em que cada cena e cada pessoa está envolta de tanta firula, de tanta camada, que o centro se perde. E Moulin Rouge! desanda de uma forma que é impossível fazê-lo retomar o caminho.

  • Prós: a excelente atuação de Nicole Kidman, e os belos visuais;
  • Contras: todo o resto. Nem mesmo as músicas de Moulin Rouge! superam a falta de qualquer substância do filme;
  • Veredicto: ao final de Moulin Rouge! eu percebi que não havia nada ali — absolutamente nada — que me interessasse de alguma forma. É um filme vazio, em que o estilo é claramente priorizado, como em todos os outros filmes de Luhrmann.

Moulin Rouge! — Amor em Vermelho (Moulin Rouge!, 2001). Austrália, Estados Unidos. Dirigido por Baz Luhrmann; escrito por Baz Luhrmann, Craig Pearce; fotografado por Donald McAlpine; editado por Jill Bilcock; trilha-sonora original composta por Craig Armstrong; com Nicole Kidman, Ewan McGregor, Jim Broadbent, John Leguizamo, Richard Roxburgh, Garry McDonald, Jacek Koman, Kylie Minogue.

Anúncios

Autor: Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

2 comentários em “Moulin Rouge! — Amor em Vermelho (Moulin Rouge!, 2001)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.