Eu não gosto de musicais, mas eu tento. Sempre acho que a maneira como eles integram a música à imagem é altamente superficial, quase que desnecessária, enquanto que no teatro, onde a “imagem” não é o centro da comunicação, a interpretação é mais privilegiada. Mas Cabaret é impossível de não amar.

A história de amor de uma dançarina por um estudante inglês enquanto o governo Nazista cresce é um clássico sem precedentes. Cabaret coloca nas suas músicas, no seu espetáculo, toda a força de seu argumento. Bob Fosse, um dos maiores diretores do cinema americano, cria um verdadeiro épico, que se visto hoje pode até ser silencioso. E profundo.

Cabaret é, de longe, o melhor musical que já vi e terei o prazer de rever. Nenhum se compara à sua sensibilidade, sua tristeza, e nenhuma atriz terá uma performance musical tão poderosa quanto Liza Minnelli, que se entrega com ferocidade ao papel de Sally, em uma paixão que despedaça sua vida.

  • Prós: o poder de Cabaret é tanto que o musical é quase silêncioso, sem números grandiosos ou coreografias exuberantes. Cabaret é poderoso por ser um musical de personagens, não de músicas.
  • Contras: é uma vergonha que Cabaret nunca tenha saído em DVD ou blu-ray no Brasil.
  • Veredicto: posso estar enganado, mas acho que Cabaret é o melhor musical da história do cinema. A perfeição com que as músicas e cinematografia conversam é única, o poder de seus personagens, sem nunca recorrer ao trágico, é belíssimo. Cabaret, para alguém que como eu odeia musicais, e nada mais que uma pérola.

Cabaret (1972). Estados Unidos. Dirigido por Bob Fosse; escrito por Joe Masteroff, John Van Druten, Christopher Isherwood, Jay Presson Allen; fotografado por Geoffrey Unsworth; música por John Kander; com Liza Minnelli, Michael York, Helmut Griem, Joel Grey, Fritz Wepper, Marisa Berenson, Elisabeth Neumann-Viertel, Helen Vita, Sigrid von Richthofen.

Publicado por Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

Se junte à conversa

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.