As tiras de Peanuts são mais que um marco de popularidade editorial. Elas são revolucionárias. Crianças com sérios problemas de sociabilização juntas, dizendo verdades umas às outras (como todas as crianças) e reagindo às suas próprias limitações — tudo com um pouco de reflexo e crítica aos próprios EUA que eles habitavam.

Em Você não foi eleito, Charlie Brown! vemos umas das primeiras animações dos Peanuts para o cinema (eles passavam antes de outros filmes, na época). Claro, se formos ver pelo ponto de vista técnico, a animação é extremamente simplória. Mas olhe os detalhes: olhe o humor ácido e sincero; escute a trilha-sonora, toda baseada em jazz (do Vince Guaraldi); olhe a dublagem, com as crianças roucas da década de 70. Você não foi eleito, Charlie Brown! é o típico curta infantil do cinema matinê: uma complicação simples, mas que nas mãos das crianças ganham desdobramentos gigantescos. É mais do mesmo? Hoje pode até ser. Mas lá atrás, a inquestionável revolução que Peanuts promoveu era essa: mostrar crianças nas neuroses adultas. Quase que profético.

  • Prós: todo o humor rápido e ácido das tirinhas estão aí.
  • Contras: a animação é bem datada, e o lançamento digital desses curtas só se deram em áudio mono, prejudicando a trilha e as dublagens.
  • Veredicto: esse pequeno curta dos Peanuts é aquelas pequenas pérolas do cinema de animação: uma simplicidade deliciosa sobre a infância, e todos aqueles problemas que pareciam tão grandes lá atrás, e que hoje são uma banalidade que chega a dar saudade.

Você não foi eleito, Charlie Brown! (You’re not elected, Charlie Brown!, 1972). Dirigido por Bill Melendez; escrito por Charles M. Schulz; com as vozes de Chad Webber, Robin Kohn, Stephen Shea.

Publicado por Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.