Não, não é tão bom ou engraçado que Monstros S.A., nem ótimo como os clássicos da Pixar. Mas Universidade Monstros dá um suspiro de criatividade e qualidade que a Pixar deixou de mostrar em Carros 2 e sofreu tanto em Valente.

O problema de Universidade Monstros é, justamente, ser a sequência de um filme melhor. Se fosse um filme num universo original, ele funcionaria sem maiores problemas. Mas ele existe não pra exibir, com nostalgia, os anos de universidade. Ele existe para acrescentar elementos a um mundo já criado. Se Toy Story 3 fazia isso, mas com o louvor de ter carga emocional de sobra, o diretor estreante Don Scanlon não tem a mão sensível de Lee Unkrich. UM existe quase como excesso de fofura.

Mas isso é ruim, no final? Eu não achei. Universidade Monstros tem momentos de genuína comédia, como o primeiro filme. O que eu realmente sinto dó é em reparar que talvez a Pixar não seja mais a mesma. Falta ali um sentimento mais profundo, tão presente nas animações originais do estúdio, uma pitada de emoção e capricho que dominava as crianças e os adultos. UM é feito para o público que assistiu o filme anterior no cinema e agora cresceu. Mas não é um reencontro como em Toy Story 3. É bom, sim. Mas preocupa.

P.S.: a verdadeira animação da Pixar está no curta que antecede Universidade MonstrosO Guarda-Chuva Azul é lindo e emocionante, simples e caprichoso. É, também, o maior salto da animação digital em anos: nunca uma animação foi tão bela como aqui.

  • Prós: O Guarda-Chuva Azul, com certeza uma das melhores animações da Pixar; Mike e Sulley continuam tão engraçados como sempre; o capricho da animação;
  • Contras: é o terceiro filme com problemas no roteiro, na ideia central — coisa que a Pixar sempre pareceu dominar;
  • Veredicto: engraçado, sim, mas sem uma linha central (ou, se ela existe, é muito clichê), Universidade Monstros sobrevive como Valente: seus personagens são mais reais que a história. O filme vale muito a pena, sim, mas eu realmente sinto falta de uma animação da Pixar que tenha uma emoção real (que aqui se reserva só em O Guarda-Chuva Azul).

Universidade Monstros (Monsters University, 2013). Estados Unidos. Dirigido por Dan Scanlon; escrito por Dan Scanlon, Pete Docter; trilha-sonora composta por Randy Newman; com vozes de John Goodman, Billy Crystal, Helen Mirren, Steve Buscemi, Joel Murray, Alfred Molina, Kelsey Grammer, Aubrey Plaza, Nathan Fillion, Peter Sohn, Dave Foley, Sean Hayes, Charlie Day, Frank Oz.

Publicado por Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

Se junte à conversa

2 comentários

  1. Pingback: Um filme por dia
Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.