Ter uma segunda chance. Essa é a base de Brilho eterno de uma mente sem lembranças. Se tivéssemos a oportunidade de conhecer de novo, de surpreender, de amar. Como seria?

O incrível diretor Michel Gondry se une ao fantástico roteirista Charlie Kaufman justamente para dar sua opinião à segunda chance. O ser humano sempre acha que o tempo corre contra ele; que nunca há tempo suficiente. É quando o peso do nosso desperdício — das horas gastas em brigas inúteis, em birras redundante, em relacionamentos gratuitos — é sentido. Quando Joel e Clementine se conhecem, é mesmo a primeira vez? Quando dá errado, é mesmo um término? Foi inútil esse tempo junto? As partes ruins destroem as partes boas?

Brilho eterno de uma mente sem lembranças é um filme genial, um dos melhores dos últimos anos. A sensibilidade do roteiro, a destreza da edição, as fantásticas atuações de Jim Carrey (no papel de sua vida) e Kate Winslet (como a imortal Clementine) criam um filme de caçada mental. É romântico, inventivo, sincero e muito, muito profundo.

  • Prós: um filme quase impecável, Brilho eterno de uma mente sem lembranças é feito com qualidades indiscutíveis;
  • Contras: não é algo ruim, mas a estrutura de Brilho eterno precisa ser revista umas três vezes para uma compreensão maior;
  • Veredicto: em um dos melhores filmes dos últimos anos, Brilho eterno de uma mente sem lembranças é uma jornada inesquecível pela memória, pelo amor e pelo medo humano.

Brilho eterno de uma mente sem lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind, 2004). Estados Unidos. Dirigido por Michel Gondry; escrito por Charlie Kaufman, Michel Gondry, Ellen Kuras, Pierre Bismuth; fotografado por Ellen Kuras; editado por Valdís Óskarsdóttir; trilha-sonora composta por Jon Brion; com Jim Carrey, Kate Winslet, Elijah Wood, Mark Ruffalo, Kirsten Dunst, Tom Wilkinson.

Publicado por Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

Se junte à conversa

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.