Alexander Payne é um dos meus diretores favoritos. O cinema dele é muito simples, muito direto e muito, mas muito bom. Os Descendentes, mesmo não sendo seu melhor filme, é uma síntese perfeita sobre o que ele consegue trabalhar com seu cinema.

Os Descendentes é um filme estupidamente simples, bem contado, sem muito subtexto pretencioso… é só a história de uma família claramente disfuncional (como deve ser as famílias disfuncionais do cinema independente americano) buscando um pouco de aconchego na morte da mãe. É uma trama sobre família, sobre lar, como Payne adora retratar (a moça sentada no banco da praça parisiense se sente em casa, afinal), e não foge disso em momento algum.

É clichê? Pode ser, mas é inegável que, em meio aos filmes que ultimamente se entopem de subtexto, Os Descendentes é daqueles filmes bem diretos e sinceros.

  • Prós: todo o filme é feito na medida.
  • Contras: não é o melhor filme de Alexander Payne, mas ainda assim é excelente.
  • Veredicto: muitíssimo simples, Os Descendentes é o tipo de filme que eu queria ver todos os dias. Na medida, bem sincero, bem direto. O cinema deveria ser mais assim.

Os Descendentes (The Descendants, 2011). Estados Unidos. Escrito e dirigido por Alexander Payne; fotografado por Phedon Papamichael; editado por Kevin Tent; com George Clooney, Shailene Woodley, Beau Bridges, Judy Greer, Matthew Lillard, Robert Forster, Rob Huebel, Michael Ontkean.

Publicado por Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

Se junte à conversa

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.