Monstros S.A. (Monsters, Inc., 2001)

Cenas de Monstros S.A. (Monsters, Inc., 2001)

A Pixar é uma casa de clássicos. Toy Story, Os Incríveis, Ratatouille, WALLE e Toy Story 3 são parte da cultura popular recente e das listas dos melhores filmes dos últimos anos. Um marco, realmente. Mas Monstros S.A. ainda é sua obra mais engraçada.

E engraçado de um modo sincero. A maior sacada desse filme é encontrar, no riso, um motivo para ele próprio. Um exemplo: na cena em que Sulley, Mike e Boo estão pendurados no depósito de portas, Boo precisa rir e Mike esmaga seu corpo em um ferro. Nós não rimos da fisicalidade de Mike (pelo menos não naquele momento, mas é ele que leva a graça ao filme em 99% dos casos), mas sim da risada da Boo. É o mesmo que ver um amigo seu rindo, você vai acompanhá-lo mesmo não sabendo o porquê.

É nessa genialidade que mora o humor de Monstros. A comédia mais física do estúdio até hoje (o que mais se declara uma comédia também), é também mais um dos sensíveis retratos de amizade e infância da Pixar, em que uma piada vem acompanhada de uma trilha-sonora baseada no jazz da década de ’60 e Billy Cristal enche o saco de todo o mundo, agora só com um olho. Humor mais refinado que esse não existe.

  • Prós: é muito divertido, e em determinados momentos quase insuportável continuar rindo pela dor que o rosto vai sentir. Muito, muito engraçado, e daquela graça refinada.
  • Contras: dá pra reclamar, hoje, que a animação já está ultrapassada.
  • Veredicto: dificilmente ri tanto. Monstros S.A. é quase que um show de comédia clássica (aquela boa e atemporal), que não cansa nunca.

Monstros S.A. (Monsters, Inc., 2001). Estados Unidos. Dirigido por Pete Docter, Lee Unkrich, David Silverman; escrito por Pete Docter, Jill Culton, Jeff Pidgeon, Ralph Eggleston, Andrew Stanton, Daniel Gerson; editado por Robert Grahamjones, Jim Stewart; com John Goodman, Billy Crystal, Mary Gibbs, Steve Buscemi, James Coburn, Jennifer Tilly, Bob Peterson, Frank Oz, Bonnie Hunt.

Anúncios

Autor: Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

3 comentários em “Monstros S.A. (Monsters, Inc., 2001)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.