Os Incompreendidos me faz entender porque François Truffaut foi um dos maiores diretores franceses. Por mais que eu ache Jules e Jim bom e corajoso, não conseguia ver os motivos pelo filme ser agraciado como um clássico. Mas esses “quatrocentos golpes” dele tornam tudo mais claro.

É um coming-of-age, crianças que precisam crescer. E Truffaut torna a jornada deles em uma jornada muito pessoal pela própria infância. Estão lá os pais difíceis, os professores opressivos, e amizades que duram pra sempre. Truffaut mostra a vida, questionando-a a todo o instante, e como a infância dele o modelou a ser o tímido, mas maduro, homem que ele foi.

Os Incompreendidos é um clássico. E é outro marco da nouvelle vague. É ele que torna Truffaut um diretor da arte. Da sétima arte. E nos explica porque, dentre todas elas, o cinema consegue representar a vida, e discutí-la, de uma maneira toda própria.

  • Prós: Os Incompreendidos é, sem tirar nem pôr, cinema da melhor escala. Pertence à revolução da nouvelle vague, mas ainda assim é belo de se ver e ouvir. E de sentir.
  • Contras: nenhum.
  • Veredicto: Os Incompreendidos é daqueles filmes de catarse. Ele eleva, tanto o espectador quanto o próprio cinema, a um nível de entendimento de si mesmo até então desconhecido. É recompensador e emblemático — e pode ser visto quantas vezes quiser, ele é como um bom vinho.

Os Incompreendidos (Les Quatre Cents Coups, 1959). França. Escrito e dirigido por François Truffaut; fotografado por Henri Decaë; editado por Marie-Josèphe Yoyotte, Cécile Decugis, Michèle de Possel; trilha-sonora por Jean Constantine; com Jean-Pierre Léaud, Claire Maurier, Albert Remy, Guy Decomble, Georges Flamant, Patrick Auffay, Jeanne Moreau, Jean-Claude Brialy, Philippe de Broca, Jacques Demy, Jean Douchet.

Publicado por Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

Se junte à conversa

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.