Eu juro que eu não entendi porque todos acham Jules e Jim excelente. Eu achei ele bonitinho e corajoso, no máximo.

Na história, Jules e Jim são grandes amigos, que têm uma paixão quase obsessiva por Catherine. Ela vai e vem entre eles em um triângulo amoroso bem apaixonado. E o filme segue eles durante vinte e cinco anos (achei tempo demais) nessa. Ela se casa com um, vira amante do outro, os papéis invertem… a história é divertida.

Tá certo, ele é um pequeno clássico francês. Os personagens são vívidos — coisa que a nouvelle vague sempre prezou — e apaixonados; o filme ensaia sobre a liberdade do amor e coisa e tal. Eu achei tudo bem bacana, mas não sensacional. Tem aquela clássica cena da ponte, e a Catherine de bigode. E é Truffaut, mas não achei lá muita coisa não.

  • Prós: é um Truffaut. Ou seja: é sobre a reflexão do amor, e não sobre o amor. É um foco bacana. E é lá pela nouvelle vague, então temos personagens vivos e enérgicos, como nenhum outro momento o cinema teve.
  • Contras: não achei tudo isso. Por favor, me mostrem.
  • Veredicto: Jules e Jim é um bom filme, mas eu não entendi o alvoroço por ele. É um filme tragicamente belo, como esses filmes sobre o amor tendem a ser; e tem Truffaut brincando com a câmera a todo o momento. É bem apaixonado, mas eu não me emocionei muito.

Jules e Jim (Jules et Jim, 1962). França. Dirigido por François Truffaut; escrito por Jean Gruault, François Truffaut, Henri-Pierre Roché; fotografado por Raoul Coutard; editado por Claudine Bouché; trilha-sonora por Georges Delerue; com Jeanne Moreau, Oskar Werner, Henri Serre.

Publicado por Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

Se junte à conversa

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.