Que tristeza. Foi Apenas Um Sonho é um ciclo de tristeza tão profunda e tão escondida que não dá pra descrever. É no jeito que a Kate Winslet olha pela janela e imagina a vida dela; ou como a vizinha dela chora (que cena, cara, que cena).

E pra falar de tristeza, ninguém melhor que Sam Mendes. Como eu gosto dele. Beleza Americana é demais, Estrada para a Perdição também. E esse aqui é outro filme excelente. O jeito que Winslet e DiCaprio se encaram, berram e choram, exibindo toda a frustração de suas vidas. É aterrador. É Mendes dirigindo atores. É lindo, e é triste também.

É triste porque é extremamente normal. O casal April e Frank estão frustrados — eles imaginavam uma vida diferente e empolgante esperando por eles. Mas a rotina, o trabalho e a decepção diária estão correndo eles a cada segundo. A solução é ir pra Paris, sair da Revolutionary Road, e tentar viver como nos filmes. Mas aqui temos Mendes e sua mão para a tragédia, e nada é muito fácil na vida. Eles vão sofrer, vão ter que provar que querem estar vivos; que querem viver. E nem todos aguentam até o final.

Como qualquer filme do Mendes, Foi Apenas Um Sonho não é fácil. Mas é recompensador.

  • Prós: lindo, como todos os filmes do Mendes; excepcionalmente bem atuado e produzido; a camada de tristeza de seus personagens é tão intrigante que, a cada revisão, esse filme se torna mais fundo.
  • Contras: longo demais.
  • Veredicto: Foi Apenas Um Sonho é Mendes puro: personagens sobre relações, relações no cotidiano, e como lidar com ele. Agora, com a maturidade de um diretor respeitável — e toda a audácia que ele teve lá em 1999, em Beleza Americana. E que cena a da janela.

Foi Apenas Um Sonho (Revolutionary Road, 2008). Reino Unido, Estados Unidos. Dirigido por Sam Mendes; escrito por Justin Haythe; fotografado por Roger Deakins; editado por Tariq Anwar; trilha-sonora composta por Thomas Newman; com Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Michael Shannon, Kathy Bates, Ryan Simpkins, Dylan Baker, David Harbour, Kathryn Hahn, Richard Easton.

Publicado por Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

Se junte à conversa

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.