Jean-Luc Godard é um gênio do cinema.

Em Pierrot le fou (me recuso a chamar o filme por O Demônio das Onze Horas), Godard explode. É o ponto alto da nouvelle vague, em que o diretor enche a tela de estilos, referências, sátiras, opiniões políticas… é como uma explosão de cinema.

Tudo em Pierrot le fou gira em torno de Ferdinand e Marianne, um casal que foge da vida normal e “se mete em várias aventuras”, como o próprio diretor diz. É um filme de estrada, sim, mas Pierrot le fou é tão cheio de vida, de vigor e de movimento (a base do cinema, como Jean-Luc Godard prova em cada um de seus filmes) que o torna icônico. É uma energia, uma vitalidade, que dá para sentir a emoção do diretor ao realizá-lo.

Afinal de contas, Pierrot le fou é um filme sobre cinema, de algum modo (como todos os filmes da noivelle vague, vale dizer). É Godard, a todo o momento, usando a violência, a ação e o romance em função da realização. Repleto de azul, de branco e vermelho, de movimento e de emoção, Pierrot le fou é quase que um blockbuster. Se não fosse por Godard, que o torna algo acima de qualquer rótulo. Um filme sobre filmes, sobre a França, sobre o próprio diretor. Mas um filme, em primeiro lugar.

  • Prós: é Godard em plena forma. Seu décimo filme tem de tudo: ação, emoção, aventura, e movimento. É cinema na melhor forma.
  • Contras: pensar que esse é um dos últimos filmes de Godard explorando o cinema desse jeito. A partir de então, só filme de argumento…
  • Veredicto: é impossível escolher o melhor filme de Godard. Mas esse é, com certeza, o que ele mais tem visão de cinema. É um filme completo, emocionante e que só faz amar mais o cinema. Esse que ele ajudou a inventar.

O Demônio das Onze Horas (Pierrot le fou, 1965). França. Escrito e dirigido por Jean-Luc Godard; fotografado por Raoul Coutard; editado por Françoise Collin; trilha-sonora por Antoine Basler; com Jean-Paul Belmondo, Anna Karina.

Publicado por Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.