Antes do Amanhecer (Before Sunrise, 1995)

Cena de Antes do Amanhecer (Before Sunrise, 1995)

Eu estou me segurando ao máximo para não assistir Antes do Pôr-do-Sol, estou esperando um dia realmente bom para ver o filme (que é, sem sombra de dúvida, um dos meus favoritos).

Mas hoje, pra alegrar a segunda-feira, vi o filme que iniciou um dos contos mais bonitos do cinema. Antes do Amanhecer, de 1995 é o maior dos filmes da série. Compreendendo um espaço de seis horas, acompanhamos Jesse e Celine se conhecendo, conversando e, claro, se apaixonando. As ruas de Viena, sempre filmadas na altura dos olhos dos personagens, ganham vida enquanto eles discutem sobre política, religião, amor, cultura e suas próprias vidas.

Antes do Amanhecer só não é tão bom que Antes do Pôr-do-Sol porque esse segundo tem toda a questão do tempo envolvida. Mas o primeiro filme é jovial, enérgico, pé no chão e ainda assim inventivo. Estamos vendo um amor tão real, tão crível e tão apaixonante surgir em nossos olhos, que parece que durante os 105 minutos de filme duram uma eternidade e também um segundo. A promessa de Jesse e Celine vale para nós também. Ao final de Antes do Amanhecer, você promete a eles que quer se encontrar mais uma vez, em alguma tarde de sol em algum país europeu, para mais um dia inesquecível.

  • Prós: tudo. Antes do Amanhecer é jovial, vivo e perdido, como qualquer jovem em um país estrangeiro. Jesse e Celine não tem nada a perder em uma noite nas ruas de Viena — e se tiverem, compensou pelo que eles encontraram lá.
  • Contras: depois de assistir Antes do Pôr-do-Sol, esse fica pra escanteio.
  • Veredicto: sincero, inseguro e espontâneo, Antes do Amanhecer é Jesse e Celine conversando e amando. Uma viagem de 100 minutos nas seis horas que um casal se conhece, se aproxima, se apaixona e se despede. Um conto de amor com prazo de validade, mas ilimitado em conteúdo.

Antes do Amanhecer (Before Sunrise, 1995). Estados Unidos, Áustria, Suíça. Dirigido por Richard Linklater; escrito por Richard Linklater, Kim Krizan; fotografado por Lee Daniel; editado por Sandra Adair; trilha-sonora composta por Fred Frith; com Julie Delpy, Ethan Hawke.

Anúncios

Autor: Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

6 comentários em “Antes do Amanhecer (Before Sunrise, 1995)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.