O Curioso Caso de Benjamin Button (The Curious Case of Benjamin Button, 2008)

Cena de O Curioso Caso de Benjamin Button (The Curious Case Of Benjamin Button, 2008)

Por mais que não seja seu melhor filme, O Curioso Caso de Benjamin Button é um dos trabalhos mais maduros e sensíveis de David Fincher, e uma prova de que ele não tem a habilidade de apenas exibir o lado mais obscuro de seus personagens.

Na verdade, O Curioso Caso de Benjamin Button é o contrário: ele busca, em seus personagens, um tanto de esperança para o futuro (mesmo que, para isso, precise visitar o passado do país). Cada plano, cada sequência e cada frame do filme representa nada menos que a passagem do tempo. Da morte que se apressa a cada dia. E, claro, da vida. De como é linda a vida.

“Eu nasci sob circunstâncias incomuns”, começa Benjamin Button (na atuação da vida de Brad Pitt), um homem que nasceu velho e, a cada dia, rejuvenesce. O Curioso Caso, ou o fantástico caso, o fabuloso caso e até mesmo apaixonado caso de Benjamin Button, de sua amada e de sua jornada monumental — usual, mas ainda assim épica — para, no final, percebermos que ele teve uma vida como a de muitos de nós. E que se acaba para ninguém mais lembrar.

  • Prós: como todo o filme de David Fincher, toda a técnica (fotografia, edição, trilha-sonora, atuações, mixagem, efeitos, maquiagem, cenografia…) do filme é impecável; um luxo para os olhos.
  • Contras: assim como em Forrest Gump, o roteiro de Eric Roth se perde em sua grandeza.
  • Veredicto: por mais que não seja seu melhor filme, O Curioso Caso de Benjamin Button é seu mais sensível. Um lindo conto sobre vida, morte, amor, perda e tempo.

O Curioso Caso de Benjamin Button (The Curious Case Of Benjamin Button, 2008). Estados Unidos. Dirigido por David Fincher; escrito por Eric Roth, baseado no conto de F. Scott. Fitzgerald; fotografado por Claudio Miranda; editado por Kirk Baxter, Angus Wall; trilha-sonora composta por Alexandre Desplat; com Brad Pitt, Cate Blanchett, Taraji P. Herson, Julia Ormond, Jason Flemyng, Jared Harris, Tilda Swinton, Elle Fanning.

Anúncios

Autor: Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

3 comentários em “O Curioso Caso de Benjamin Button (The Curious Case of Benjamin Button, 2008)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.