Por mais que não seja seu melhor filme, O Curioso Caso de Benjamin Button é um dos trabalhos mais maduros e sensíveis de David Fincher, e uma prova de que ele não tem a habilidade de apenas exibir o lado mais obscuro de seus personagens.

Na verdade, O Curioso Caso de Benjamin Button é o contrário: ele busca, em seus personagens, um tanto de esperança para o futuro (mesmo que, para isso, precise visitar o passado do país). Cada plano, cada sequência e cada frame do filme representa nada menos que a passagem do tempo. Da morte que se apressa a cada dia. E, claro, da vida. De como é linda a vida.

“Eu nasci sob circunstâncias incomuns”, começa Benjamin Button (na atuação da vida de Brad Pitt), um homem que nasceu velho e, a cada dia, rejuvenesce. O Curioso Caso, ou o fantástico caso, o fabuloso caso e até mesmo apaixonado caso de Benjamin Button, de sua amada e de sua jornada monumental — usual, mas ainda assim épica — para, no final, percebermos que ele teve uma vida como a de muitos de nós. E que se acaba para ninguém mais lembrar.

  • Prós: como todo o filme de David Fincher, toda a técnica (fotografia, edição, trilha-sonora, atuações, mixagem, efeitos, maquiagem, cenografia…) do filme é impecável; um luxo para os olhos.
  • Contras: assim como em Forrest Gump, o roteiro de Eric Roth se perde em sua grandeza.
  • Veredicto: por mais que não seja seu melhor filme, O Curioso Caso de Benjamin Button é seu mais sensível. Um lindo conto sobre vida, morte, amor, perda e tempo.

O Curioso Caso de Benjamin Button (The Curious Case Of Benjamin Button, 2008). Estados Unidos. Dirigido por David Fincher; escrito por Eric Roth, baseado no conto de F. Scott. Fitzgerald; fotografado por Claudio Miranda; editado por Kirk Baxter, Angus Wall; trilha-sonora composta por Alexandre Desplat; com Brad Pitt, Cate Blanchett, Taraji P. Herson, Julia Ormond, Jason Flemyng, Jared Harris, Tilda Swinton, Elle Fanning.

Publicado por Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

Se junte à conversa

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.