Pode não parecer, mas I’m Here é, na verdade, uma campanha publicitária da Absolut Vodka. De trinta e um minutos.

A pequena fábula de I’m Here retrata o romance entre dois robôs (com as simpáticas vozes de Andrew Garfield e Sienna Guillory) que servem como “operários” em um futuro não muito distante. Sheldon, um tanto solitário, se apaixona por Francesca, um pouco destrutiva. Os dois descobrem que, com o amor, a vida mundana que eles levam, de servir para servir, pode se tornar um pouco mais bonita, atraente e emocionante.

Até aí, tudo bem. Os filmes de Godard na nouvelle vague tinham um pouco dessa essência também. Mas Spike Jonze diferencia seu curta não só por sua estética, mas por sua síntese. As regras que Sheldon segue logo precisam ser deixadas para trás porque a vida, no formato de Francesca, necessita disso e é aí que a beleza dessa pequena fábula se mostra. Suavemente.

Um dia um professor me disse que publicidade é artilharia, e não arte. Aí está uma prova de que ele está errado.

  • Prós: a estética, a abordagem e, claro, os personagens, estão muito bem encaixados em apenas 30 minutos. Mais do que suficiente para Jonze contar uma história. Muito bem contada, por sinal.
  • Contras: eu queria mais.
  • Veredicto: em trinta minutos, Jonze mostra que sabe criar pequenas pérolas do cinema independente. A sua fábula de amor, assim como seu conto de amadurecimento, é poderosa. Mesmo que curta.

I’m Here (2010). Estados Unidos. Escrito e dirigido por Spike Jonze; fotografado por Adam Kimmel; editado por Eric Zumbrunnen; animado por Ben Gibbs, Sonny Gerasimowicz; com Andrew Garfield, Sienna Guillory.

Publicado por Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.