Michael Fassbender é um ator fantástico. Seja fazendo papéis menores (como o infiltrado em Bastardos Inglórios) ou uma incrível jornada de desenvolvimento de personagem que é esse Shame.

Em Shame, Fassbender interpreta Brandon, um homem que, entre outros afazeres, precisa satisfazer seu vício em sexo. Brandon faz isso com gigabytes de pornografia, sexo virtual, prostitutas, encontros casuais em bares ou boates. O modo animal como Fassbender transforma o pacífico e charmoso Brandon em um caçador feroz.

O que torna Shame diferente é que Steve McQueen, o diretor, procura não buscar respostas no passado. Só vemos as consequências de um “lugar ruim” (como a irmã de Brandon, Sissy — interpretada lindamente por Carey Mulligan — diz) e a verdadeira vergonha de Brandon. Para alguns, isso pode tornar o filme, e todo o seu grafismo do sexo, algo gratuito e desnecessário. Mas eu achei ali, na couraça de Shame e de Brandon, algo muito mais profundo e sensível.

  • Prós: o filme é estéticamente impecável; atuações primorosas de Michael Fassbender e Carey Mulligan; a cena da vergonha, no final, é emblemática.
  • Contras: a falta proposital de informações de Shame pode deixar a impressão de ser gratuito demais.
  • Veredicto: Shame é um filme que dá poucas informações. Acho eu isso algo excelente porque faz o espectador investigar, ou apenas imaginar, a verdade. E, aqui, quanto mais você se rebaixa ao nível da sujeira, mais você vê que a semelhança entre você e Brandon, ou Sissy, é o grande mote.

Shame (2011). Reino Unido. Dirigido por Steve McQueen; escrito por Steve McQueen e Abi Morgan; fotografado por Sean Bobbitt; editado por Joe Walker; trilha-sonora composta por Harry Escott; com Michael Fassbender, Carey Mulligan, James Badge Dale, Nicole Beharie.

Publicado por Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

Se junte à conversa

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.