É vergonhoso constatar que, enquanto a série Star Wars precisa ficar sempre sendo “revisada” pelos técnicos de efeitos especiais, a cada relançamento, para atualizar as cenas feitas em computação gráfica. Vergonhoso porque Alien, assistindo a versão não restaurada, tem efeitos especiais que não parecem, para mim, datados.

Nem efeitos nem nada, pra dizer a verdade. Alien é ficção científica e horror que, caralho, é muito bom. Primeiro, a história: uma tripulação de uma nave espacial está retornando para a Terra, quando recebe uma transmissão de S.O.S. e decide averiguar. Até que eles descobrem que não é, na verdade, S.O.S., e sim uma mensagem de alerta. Daí já é tarde demais.

Alien é, assim como Blade Runner, um incrível filme que não fica datado. O senso estético de Ridley Scott é tanto que o filme parece ter sido filmado ano passado. Além dele, claro, conseguir criar tensão suficiente para que tu fique na beirada do sofá o tempo todo e aproveitar ao máximo a sensualidade de uma jovem e linda Sigourney Weaver.

  • Prós: Sigourney Weaver, muitíssimo bem aproveitada; eita filme cheio de conotação sexual (e, pasme, dessa vez não é coisa da minha cabeça — o próprio roteirista confirma); e é muito, muito bem dirigido.
  • Contras: as continuações – nenhuma delas — chega aos pés desse.
  • Veredicto: estéticamente impecável e intrigante, Alien é daqueles filmes imortais.

Alien (1979). Estados Unidos, Reino Unido. Dirigido por Ridley Scott; escrito por Dan O’Bannon, Ronald Shusett; fotografado por Derek Vanlint; editado por Terry Rawlings, Peter Weatherley; trilha-sonora composta por Jerry Goldsmith; com Tom Skerritt, Sigourney Weaver, John Hurt, Ian Holm, Veronica Cartwright, Harry Dean Stanton, Yaphet Kotto, Bolaji Badejo, Helen Horton.

Publicado por Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

Se junte à conversa

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.