Cópia Fiel (Copie Conforme, 2010)

Cena de Cópia Fiel (Copie Conforme, 2010)

Assistir Cópia Fiel pode resultar em muitas impressões: de que é um filme louco, confuso, prepotente ou até mesmo vulgar. Mas você nunca poderá falar que Cópia Fiel é cinema mal feito.

Às vezes eu me pergunto, assistindo a algum filme, como é que eu me divirto ou identifico, ao ver milhares de fotos sobrepostas em tempos mínimos, o cinema como forma de arte. São em filmes como Cópia Fiel que eu vejo a resposta claramente: o cinema é uma história de amor lindamente trabalhada pela fotografia e pela interpretação. Essas duas, acompanhadas ou não da música, geram como resultado harmonioso de fotos que, colocadas umas após as outras, em seu tempo certo, tornam o estático em algo vivo — criando a percepção sobre a humanidade, o tempo e até mesmo a vida.

É isso que Cópia Fiel é: um exercício do mais supremo cinema, que apaixona, que tortura o espectador, que o manipula e que o recompensa. Acredite na história que lhe parecer melhor, e repare que — lá no fundo — há apenas a sua verdade, entre as muitas que Abbas Kiarostami o permitiu ver. E então veja, caro leitor, o sorriso da Mona Lisa do cinema.

  • Prós: Cópia Fiel é, indubitavelmente, uma produção que dá e exibe todo o valor cinematográfico; uma completa harmonia entre som, imagem, interpretação e argumento.
  • Contras: o enigma do verdadeiro/falso irá deixar suas noites um tanto preocupadas.
  • Veredicto: Abbas Kiarostami cria, em Cópia Fiel, um traço do mais puro e mais belo cinema. Tão belo e tão enigmático quando o sorriso da Mona Lisa de Da Vinci.

Cópia Fiel (Copie Conforme, 2010). França, Itália, Irã, Bélgica. Dirigido e escrito por Abbas Kiarostami; fotografado por Luca Bigazzi; editado por Abbas Kiarostami; com Juliette Binoche, William Shimell, Jean-Claude Carrière.

Anúncios

Autor: Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

4 comentários em “Cópia Fiel (Copie Conforme, 2010)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.