Não me leve a mal, mas Lincoln é só um bom filme. Não é nada demais e nunca vai ser. O motivo? A solenidade com que Spielberg fala de um dos mais amados presidentes norte-americanos é respeitosa e bonita, mas em um filme bem comportado de hoje em dia é preciso de algo mais. Lincoln perde em força e em argumento ao ser tão passível com sua história, e entregá-la facilmente ao espectador.

Lincoln é bonito, é bem atuado, tem a melhor trilha-sonora do John Williams em anos, e transpira a paixão que um país tem pelo seu presidente. Mas Spielberg não vai além disso. Ele arrasta a história, ele coloca o personagem na contraluz, recitando frases de impacto, e se estende pra além do arco que ele quis retratar (a retratação da morte é bem gratuita). Eu, que estava esperando algo como Munique,  tive que me decepcionar. Mas isso porque, vindo de Spielberg em um ano anormalmente bom para o cinema, a gente tinha que esperar mais.

  • Prós: Daniel Day-Lewis, de novo, lidera um filme só com sua voz; John Williams tem aqui uma das suas melhores trilhas-sonoras;
  • Contras: é muito arrastado, muito solene. Não é nada demais, resumindo.
  • Veredicto: é bem possível dizer que Lincoln é Spielberg fazendo um paralelo para elogiar Obama. Mas, nas quase três horas de filme, qualquer argumento que se tinha ali no meio fica a mercê de uma iluminação que esbanja na contraluz.

Lincoln (2012). Estados Unidos. Dirigido por Steven Spielberg; escrito por Doris Kearns Goodwin, Tony Kushner; fotografado por Janusz Kaminski; editado por Michael Kahn; trilha-sonora composta por John Williams, com Daniel Day-Lewis, Joseph Gordon-Levitt, Tommy Lee Jones, Michael Stuhlbarg, Jackie Earle Haley, Lee Pace, Sally Field.

Publicado por Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

Se junte à conversa

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.