O Homem da Máfia é um dos melhores filmes de gângster que eu vi ultimamente. E eu vi bastante. E por ultimamente leia-se alguns anos. E é isso de bom. Talvez seja o melhor desde O Profeta, de 2009, mas aquele não é tanto um filme de gângster.

Fazendo um paralelo de como funciona a máfia e de como funciona a economia americana, O Homem da Máfia não é tão inteligente quanto quer ser. Mas pouco importa. Ele conta bem (muito, muito bem) a história que ele se propõe a contar. E a história é boa. Não bastasse isso, o diretor Andrew Dominik consegue arrancar visuais que parecem ter vindo de faroeste e atuações assustadoras de seus atores — principalmente Brad Pitt, que ultimamente vem se transformando em um dos meus atores prediletos.

É um ótimo filme. Não deixe o discurso tirar a coisa do sério. É impecável na história que ele quer contar e isso já é muita coisa pra um filme de gângster ultimamente. Se o subtexto não funciona, fica com o texto mesmo.

  • Prós: as excelentes atuações, o belo trabalho visual do diretor, a trilha sonora contagiante e a ótima história.
  • Contras: ele tenta pregar um discurso, mas não se sai muito bem nessa tarefa.
  • Veredicto: pode até ser uma crítica a como a economia americana vem rumando, mas O Homem da Máfia funciona mesmo como o bom e velho filme de gângster: frio, violento e delicioso de se assistir.

O Homem da Máfia (Killing Them Softly, 2012). Estados Unidos. Dirigido por Andrew Dominik; escrito por Andrew Dominik, George V. Higgins; fotografado por Greig Fraser; editado por Brian A. Kates, John Paul Horstmann; com Brad Pitt, Scoot McNairy, Ben Mendelsohn, James Gandolfini, Vincent Curatola, Richard Jenkins, Ray Liotta, Trevor Long, Max Casella, Sam Shepard, Bella Heathcote.

Publicado por Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.