Eu não consegui respirar durante um minuto sequer nessa versão chata de Os Miseráveis. Não porque as incessantes canções cansam, que isso eu aturo, mas porque o filme tem 157 minutos de correria. É tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, com um corte aqui e outro ali (é muito picotado), que parece tudo a mesma coisa.

E quando tudo parece a mesma coisa, ao invés de absorver tudo, eu absorvo é nada. Os Miseráveis é, pra mim, uma grande bosta: eu não sou fã de musicais e ver um bando de ator que não sabe cantar (tem uns que sabem) é um porre. Comprovar que Tom Hooper não sabe dirigir, enquanto ele filma espetáculo, é de chorar. E ficar por mais de uma hora e meia com cenas de menos de um minuto e muita, muita correria, onde não dá pra entender de nada, onde personagens aparecem e somem, é um tremendo saco. O clássico de Victor Hugo merecia algo melhor.

  • Prós: o canto do cisne de Anne Hathaway;
  • Contras: o resto.
  • Veredicto: Os Miseráveis é quase uma tortura. É um musical que se leva tão a sério, que quer ser tanto um “filme de autor”, que não sabe se vai pro lado do excêntrico ou do espetáculo. Na dúvida, ele faz os dois. E faz muito mal. Ainda bem que acabou.

Os Miseráveis (Les Misérables, 2012). Reino Unido, Estados Unidos. Dirigido por Tom Hooper; escrito por Claude-Michel Schönberg, Alain Boublil, William Nicholson, baseado na obra de Victor Hugo; fotografado por Danny Cohen; editado por Chris Dickens; trilha-sonora composta por Herbert Kretzmer; com Anne Hathaway, Amanda Seyfried, Hugh Jackman, Russell Crowe, Helena Bonham Carter, Sacha Baron Cohen.

Publicado por Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.