Eu realmente tento adorar 2001: Uma Odisséia no Espaço, como todo o cinéfilo adora. Mas, por trás da linda fotografia, da trilha-sonora magnífica e do HAL-9000, eu não consigo me prender ao filme.

Kubrick é sim um gênio do cinema. O IluminadoDr. FantásticoNascido para MatarGlória Feita de Sangue são filmes incríveis, além de plenamente dominados pela técnica. Kubrick era sim um visionário, sem dúvidas, mas justamente em seus dois filmes mais conceituados eu não consigo enxergar além o rótulo do diretor. E 2001 me dá nos nervos.

Ele começa muito bem. O prólogo, a “Aurora do Homem”, é incrível. E lá no meio, quando HAL é desligado, também é incrível. Mas, fora isso, não há momento algum do filme que eu me empolgue, por mais que “Assim Falou Zaratustra” esteja ali presente. Não consigo enxergar Nietzsche, ou a relação das ferramentas, como o Kubrick2001 apontou. Por mais que eu goste do cinema introspectivo, para mim, 2001 é pura vitrine.

  • Prós: a Aurora do Homem, a canção de HAL e o trabalho fotográfico e sonoro, sempre excelentes; HAL é um dos melhores personagens da história do cinema;
  • Contras: o conjunto da obra, pra mim, é intragável;
  • Veredicto: estética e sonoramente belo, eu não consigo me aprofundar na proposta filosófica de Kubrick. Eu tento, e até vejo a beleza do filme, mas não consigo sentir a emoção, a “iluminação” que o filme provoca.

2001: Uma Odisséia no Espaço (2001: A Space Odyssey, 1968). Estados Unidos. Escrito e dirigido por Stanley Kubrick, escrito juntamente ao romance do autor Arthur C. Clarke; fotografado por Geoffrey Unsworth; editado por Ray Lovejoy; com Keir Dullea, Gary Lockwood, William Sylvester, Douglas Rain, Leonard Rossiter, Margaret Tyzack, Robert Beatty, Daniel Richter.

Publicado por Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

Se junte à conversa

6 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.