Com um intervalo de vinte anos entre este e seu filme anterior, Dias no Paraíso (Days Of Heaven, 1978), Terrence Malick volta e faz o seu melhor filme em Além da Linha Vermelha, meu filme de guerra favorito.

Um retrato real e antiguerra, diga-se. Além da Linha Vermelha impressiona pela realidade de seus combates, todos filmados com uma destreza que só os filmes desse verdadeiro artista conseguem possuir. Um grande épico, mas também um ensaio intimista sobre a destruição humana e um profundo diagnóstico filosófico da guerra. Provocando meditações sobre natureza, humanidade e violência, Além da Linha Vermelha é, de longe, um de meus filmes favoritos. E meu favorito de Terrence Malick (que, convenhamos, só faz filme ótimo).

  • Prós: é, ao mesmo tempo, um épico conto de guerra e uma jornada profunda na mente dos soldados; um ensaio sobre a humanidade que não deixa perder nada para Koyannisqatsi; uma união dos melhores atores contemporâneos; e uma verdadeira aula de como editar um filme.
  • Contras: como todo o filme do Malick, é impossível conseguir extrair tudo o que for possível do filme.
  • Veredito: só vá e veja. Terrence Malick tem um modo próprio de se fazer cinema, mas esse é claramente um de seus filmes mais bem construídos e compreensivos. Além da Linha Vermelha, em suas quase três horas de filme, é o mais bem executado filme da década de 90.

Além da Linha Vermelha (The Thin Red Line, 1998). Estados Unidos. Dirigido e escrito por Terrence Malick; fotografado por John Toll; editado por Leslie Jones, Saar Klein, Billy Weber; trilha-sonora composta por Hans Zimmer; com Sean Penn, John Cusack, Adrien Brody, James Caviezel, George Clooney, Jared Leto, John Travolta, Elias Koteas.

Publicado por Arthur

Eu faço sites e vejo filmes.

Se junte à conversa

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.